Marca emblemática do património histórico do concelho de Ansião, o Complexo Monumental de Santiago da Guarda mostra-nos um monumento nacional classificado em setembro de 1978.
A Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor encontra-se sobre uma Villa Romana de séculos IV-V (escavada em pleno século XXI) e inclui uma torre quatrocentista, cuja base mostra o que resta da torre medieval que integrou a linha defensiva de Coimbra, a sul do Mondego, durante a Reconquista Cristã.
Do Paço Manuelino, mandado edificar por Simão de Sousa Ribeiro, destacam-se a capela, as janelas e as portas onde são visíveis os elementos desse estilo arquitetónico. Sobre uma das portas sobressai uma vieira esculpida, prova da passagem dos peregrinos em direção a Santiago de Compostela, facto que determinou a alteração da toponímia.
A profusa quantidade de vestígios romanos irá cativar a atenção do visitante desde o primeiro momento: um painel musivo de grandes dimensões onde a paisagem característica da região é visível, através da representação da folha de carvalho; uma grade de ferro imponente; um triclinium de inverno; cerâmica utilitária, da qual se destaca um pote meleiro, mostrando a continuidade da herança dos povos que habitaram a região nos produtos endógenos de Sicó.
Queijos do Centro Portugal © 2024 Todos os direitos reservados.
Design & Powered by Netsigma